quarta-feira, 11 de julho de 2007

São Birigüi - parte 2

clique na imagem para ampliá-la


Quem poderia imaginar que a derrota para o Bahia por 5x0, na Fonte Nova, do Brasileiro de 81 e que custou a eliminação do Santa, traria algo de bom? O goleiro desse jogo foi o experiente Wendell. Após essa fatídica partida em abril, sua permanência estava próxima do fim. Neste interem, o Guarani, de Campinas, propôs a troca de Birigüi, goleiro do clube campineiro, por Wendell. Começava ali, pouco depois da vergonhosa eliminação de 81, uma história de amor entre o ídolo e a massa coral.

Logo ao chegar no Recife, Birigüi teve de enfrentar uma feroz concorrência pela camisa 1 com Luís Neto. Essa disputa se notabilizaria como uma das melhores e mais leais, até hoje lembrada. Ao contrário do aconselhável, a constante troca não influenciava no rendimento deles, pois quando um se contundia, o outro não largava a posição. A idolatria dos tricolores era tanta, que, em época de renovação de contrato, a torcida pressionava a diretoria para que os dois ficassem no clube. Dessa forma, Birigüi e Luís Neto se revezaram na posição durante quase dez anos.

O primeiro título vestindo o manto coral veio em 83, o tri-super. Mas, nesse campeonato, Luís Neto era o dono da camisa 1. Inclusive consagrando-se como herói do título com a defesa de um pênalti na dramática decisão contra o Náutico. Birigüi se consolidou no time titular, se é que é possível dizer isso, a partir de 85. Os milagres viriam a acontecer no bicampeonato (86/87).


No campeonato de 86, o Santa havia ganhado o 1° Turno, perdido o 2° para o Sport numa goleada de 5x0, que culminou na demissão de Waldemar Carabina (Moisés o substituiu) e decidiu o 3° contra o Central, em Caruaru. O jogo terminou 1x1, e, na decisão por pênaltis, Birigüi pegou o chute de Jorge Vinícius, dando a vantagem para o tricolor na final. A decisão foi em jogo único, na Ilha do Retiro. O Sport tinha Henágio e Luís Carlos, que, no fim das contas, era pouco para atravessar a muralha chamada Birigüi. Ele segurou o 0x0, numa Ilha invadida pelos tricolores. De acordo com Chico Carlos, jornalista do jornal Tablóide Esportivo, “o jogo foi dramático e emocionante, com um herói contagiando todos. Seu nome: Birigüi. Ele foi um caso à parte. Os adjetivos para sua exibição não caberiam neste comentário”. Nesse campeonato, ele foi titular em 16 partidas (Luís Neto nas outras 13).



No ano seguinte, novamente o Sport, jogando em casa, não conseguiu bater o Santa de Birigüi. O rubro-negro possuía um time melhor no papel com Éder, Robertinho, Ribamar e Leão (técnico e goleiro), embora o Santa tivesse faturado dois turnos e chegava com a vantagem do empate. O tricolor era comandado pelo jovem Abel Braga, 34 anos na época, que viria a conquistar seu primeiro título como treinador naquele ano. De novo o goleiro do Santinha foi peça-chave para conseguir o empate (1x1) e consequentemente o bicampeonato. A imprensa o destacou também por ser um dos mais alegres pela conquista, dedicando o título à torcida. Àquela altura, a Seleção Brasileira era uma pretensão – que acabou não se concretizando.



Após o campeonato pernambucano de 88, Birigüi foi jogar em Portugal, não sem antes de ter sido eleito algumas vezes goleiro do Fantástico ao longo dos Brasileirões que disputou pelo Santa Cruz. Quem o viu atuar não hesita em chamá-lo por São Birigüi. É um desses casos raros de fidelidade a um clube e identificação com a torcida, comparável talvez ao que é hoje Rogério Ceni no São Paulo.





"O Sport procurou forçar sempre pelos flancos e esteve presente à área tricolor, mas teve no goleiro Birigüi o grande obstáculo que impediu que chegasse à tão almejada vitória. Com defesas sensacionais, que naturalmente vão colocá-lo na galeria dos grandes jogadores que fazem a história do clube, Birigüi garantiu o resultado de 0x0 que deu o título de campeão ao Santa Cruz."

Trecho do texto de Claudimir Gomes, em 86, no Diario de Pernambuco.




Agradecimentos especiais pela colaboração de Edvaldo Leite, tricolor de Paulista-PE.

Fontes: História do Brasileirão (de 1971 a 2001) da Placar; Revista Placar, Diário de Pernambuco, Tablóide Esportivo, Campeonato Pernambucano – 1971 a 2000 (Carlos Celso Cordeiro e Luciano Guedes Cordeiro), Coralnet, site Arquivos de Jogos e Fichas técnicas do Guarani (http://paginas.terra.com.br/esporte/guarani/) e site Futebol MatoGrossense(http://www.futebolmatogrossense.com.br/home/)

São Birigüi - parte 1

Birigüi

Marcos Antônio Gomes

01/04/58, Birigüi (SP)

Posição: Goleiro

Clubes: Bandeirante-SP (1973), Guarani (1974/81), Santa Cruz (1981/88 e 1990/91), Famalicão-POR (1989 e 1990), Sport (1989), Olímpia-SP (1991), Rio Branco-MG (1992) União Barbarense-SP (1993), Velo Clube-SP(1994) e Operário-MS (1995).

Títulos: Campeão da Taça de Ouro (Série A) – 1978 (pelo Guarani), Campeão da Taça de Prata(Série B) 81 (pelo Guarani), Campeão pernambucano em 83 (tri-super) e bicampeão pernambucano em 86/87.

Marcas: Birigüi jogou seis brasileiros pelo Santa. Em 82 e 83 disputou a Série B, aliás, as primeiras do Santa. De 84 a 87, Birigüi fez 57 jogos na Série A (12 vitórias, 18 empates e 27 derrotas). O Santa não era o mesmo da década anterior.

Características: Segurança, tranqüilidade e carinho pela camisa do Mais Querido.





Estréia pelo Santa (correção): 11/11/81 - Santa Cruz 4x0 Central (Birigüi desembarcou no Recife em 7 de outubro, às 20h30, ao lado do zagueiro-central Caxias, que vinha do Colorado do Paraná. Problemas com o clima da capital pernambucana atrasaram a estréia do novo goleiro tricolor. Ele foi relacionado pela primeira vez no dia 25 de outubro, no empate por 0x0 contra o Náutico, no Arruda. A aguardada estréia aconteceu em casa, em jogo válido pela última rodada do 3° turno, quando Birigüi substituiu durante a partida o então titular Luís Neto. Os gols foram de Agnaldo, Ivan, Caxias e Almilton Rocha num jogo que registrou 5.271 pagantes naquela noite. Anteriormente eu havia publicado equivocadamente que a estréia de Birigüi tinha acontecido no dia 9 de setembro de 81, quando o Santa empatou com o Central por 1x1, pelo 2° turno, também no Arruda.)


Curiosidades: # Birigüi teve uma rápida passagem de dois meses pelo Sport. Tal fato, a princípio, poderia manchar sua imagem entre os corais. Contudo, num Clássico das Multidões (de 89, Sport 1x1 Santa, 1° Turno - 2ª Fase), a torcida rubro-negra gritava o nome do goleiro no intuito de provocar os tricolores. A resposta: ô ô ô Birigüi é tricolor. Sensibilizado, após o jogo Birigüi entregou de volta o dinheiro que o Sport havia lhe dado (por sinal, para contratá-lo foi feita uma proposta milionária) e rescindiu o contrato.




# Como não havia titular fixo na disputa entre Birigüi e Luís Neto, ambos recebiam bicho integral pelas vitórias.


Hoje: Técnico de futebol. Atualmente no Cacerense-MT, que caiu na 1ª fase da Série C. Foi campeão mato-grossense de 2007 com o atual clube e, em 2005, com o Vila Aurora.

Aviso

O primeiro texto do blog, sobre o ídolo Tará, foi revisado e atualizado.
As informações são baseadas em reportagem do jornal Folha de Pernambuco.

Vale a pena conferir!